fev 03

33 lições mais preciosas que aprendi nessa vida

Quando completei 33 anos de vida, escrevi quais foram os meus maiores presentes nesses 33 anos de vida. Os meus maiores aprendizados. É claro que teriam muitos, e a lista seria infinita, mas eu escolhi as lições mais preciosas que pude aprender com a vida. Escolhi 33 pra fazer jus ao tanto de vida que já vivi nessa encarnação.

1- Tá tudo bem não dar conta de tudo É isso mesmo. Se você desse, iria enlouquecer. É humano não dar conta de tudo. Tá tudo bem com você. Apenas aceite que ninguém dá. E tá tudo certo. A conta não fecharia. Filhos pra criar, contas a pagar, 2 litros de água pra beber por dia, 8 horas de sono, meditação, manter pensamentos positivos. É muita função pra realizar em apenas 12 horas em que estamos acordados, né? Então tá tudo bem não dar conta de tudo.

2- É melhor feito do que perfeito E já que não damos conta de tudo, é melhor fazer do que deixar de fazer por esperar a perfeição. Muita gente pode até discordar mas depois que aceitei que é melhor feito do que perfeito, comecei a realizar muito mais coisas em minha vida, e acredite se quiser, com muito mais qualidade. É só abrir mão do perfeito, que você até começa fazer as coisas melhores, até por estar mais tranquilo, mais calmo.

3- Acorde cedo e durma cedo. Eu li um livro inteiro sobre isso e aprendi o quanto os nossos hábitos podem mudar a nossa vida. E essa foi uma das dicas mais preciosas que já aprendi em minha vida. Você se torna mais saudável e consegue administrar melhor seu tempo. Começa a ter mais clareza sobre quem é, sobre o que quer pra tua vida. E as idéias começam a fluir. Cuide da sua saúde. Acorde e durma cedo. Existem estudos que comprovam a eficácia de mudar o hábito do sono. Aprenda com os bebês. A rotina deles é muito saudável, e é um processo natural. Se quiser entender profundamente, leia o livro “Mude seus hábitos, mude sua vida”.

4- Tenha clareza de quais são seus sentidos de vida e viva por eles. Você não vai precisar pensar muito pra saber qual é o sentido da tua vida. Não existe um apenas e pra cada um, eles são diferentes. Mas, quem tem porque viver, suporta quase qualquer coisa. Se você morresse hoje, do que sentiria falta? Por que você vive? Você sabe o motivo? Por que você faz o que faz? Essas são perguntas revolucionárias que podem te transformar pra que você possa transformar a sua vida.

5- Faça as coisas devagar. Pare de correr. O que importa é a direção e não a velocidade. Fazer devagar vai te manter mais presente em cada segundo. Você vai realizar cada tarefa com mais atenção e a consequência é que você faça melhor tudo o que fizer. Esse é o segredo para a ansiedade. Fazer devagar tudo o que for fazer. Não importa quantas coisas você faça por dia. O importante é como elas foram feitas. É claro que é melhor feito do que perfeito. Mas nunca será bem feito, se você fizer tudo correndo. Tente com todas as suas forças e você falhará ou sofrerá para ter sucesso. Solte-se e mova-se sem pressa, aja com seu bom senso e criatividade, e você apreciará o processo mais do que qualquer coisa.

6- Você não vai agradar todo mundo, e saber disso liberta. Tá todo mundo preocupado com seus próprios problemas. Cada um vivendo na loucura de administrar seus desejos e impulsos pra viver bem em sociedade, em família, nos grupos de amigos ao qual pertence. A vida já é bem difícil pra todo mundo. Então relaxa. As pessoas não te agradam o tempo todo, certo? E quase nunca te agradam, então saiba que está tudo bem se você não agradar. As pessoas que te amam não vão deixar de te amar porque você as desagradou. É impossível agradar todo mundo. E mesmo todo mundo sabendo disso, ainda tá difícil de se libertar dessa prisão de querer agradar, né? Apenas pense que cada um está vivendo um caos interno, a bagunça que é a vida. Ninguém está concentrado em você, nem seu pai e tua mãe que tanto se preocupam. Então relaxa. Saber disso tira um peso tão grande. E vou te dizer mais: quando você aprender que tá tudo bem ser rejeitado, vai viver mais tranquilo com você mesmo e com os outros. Um dos segredos da felicidade é trabalhar a rejeição.

7- O que alguém pensa e diz sobre você tem mais a ver com ela do que com você. Toda opinião e julgamento passa pelo filtro pessoal. Se você ainda não conhece a lei do espelho, ela explica exatamente essa dica que tô trazendo aqui pra você. Vale a pena ouvir pra entender a fundo como as pessoas funcionam. Como nós funcionamos. Muitas vezes limitamos a nossa vida baseado no que nos disseram um dia. Só que uma das coisas mais preciosas que você pode aprender nessa vida é que o que dizem não é verdade absoluta. É apenas a percepção de cada um de acordo com o que cada um viveu.

8- Todas as pessoas são mestres, e você pode aprender com todas elas. A melhor forma de evoluirmos é através de nossos relacionamentos. Porque o outro é um espelho pra que você possa enxergar o seu reflexo. Cada um que passa por você, não é por acaso. Você pode ensinar e aprender. Esteja aberto.

9- Tudo é passageiro. E por que isso é importante? Porque quando você tiver lá em cima, não deixe com que seu ego te tire do seu caminho. Nao deixe que o ego te faça esquecer a sua essência, de onde você veio, e quem realmente você é. Você não é as suas conquistas. E nem as suas derrotas. Quando você estiver lá em baixo, nao precisa se diminuir, se sentir inferiorizado. São apenas fases. A vida é uma montanha russa. E todos nós estamos participando dela. Tudo vai passar. Qualquer coisa que você pensar agora, vai passar. Qualquer que seja o seu sofrimento hoje, ele vai passar. Qualquer que seja o seu entusiasmo agora, ele vai passar. Então aproveite quando tiver feliz, mas não se vanglorie. Apenas comemore, ria, se divirta. Agradeça. E quando estiver triste, chore, desabafe, mas não reclame, não lamente. Isso também vai passar. A vida é uma montanha russa. Por isso seja sempre gentil com todos e principalmente com você mesmo. Todo mundo tá enfrentando uma batalha interna que desconhecemos. Então não custa sermos gentis. Hoje você despreza uma pessoa que amanhã pode ser a pessoa que você vai precisar. Eu já vi muito dessas subidas e descidas acontecerem na minha frente, e como isso me ensinou. Lembro de uma vez num churrasco, um amigo meu falou que eu tava perdendo tempo fazendo amizade com um “mané” que tava lá. E eu disse a ele que tava curtindo trocar idéia com o tal mané. Que não importava quem ele era. E ele falou: mas Bru viemos nesse churras fazer um social. Porque você não tenta trocar ideia com a galera importante? E isso foi um grande aprendizado pra mim sabe? Eu não dei uma resposta a ele. Só dei um sorrisinho e falei que eu tava de boa. Mas, a vida me ensinou que devemos seguir nossos instintos. Esse mané que eu tava conversando no churras mais tarde se tornou um chefe de rádio, desses que escolhem as músicas que vão tocar. E mais tarde eu precisaria dele. E simplesmente as coisas acontecerem naturalmente, percebe? Quem tá no topo hoje, amanhã pode não estar. E o contrario acontece também e todos os dias. Tudo é passageiro por aqui meu amigo, por isso não perca tempo vivendo uma vida de mentira. Viva de verdade. E pra isso você não vai precisar escalar a montanha mais alta do mundo ou pular de paraquedas. Não é sobre isso o que estou falando. Viva em alinhamento com a tua alma, e não com os interesses do teu ego. Porque se tudo é passageiro, é melhor que você faça boas escolhas, pensando na eternidade da vida, e não apenas em saciar as suas vontades momentâneas. Porque um dia você terá de acertar as contas meus amigo. Se tudo é passageiro, viva com sabedoria. Porque quando a vida passar, o que você desejaria ter feito realmente? Ter vivido uma vida de valor né?

10- Tente enxergar o lado positivo de tudo o que acontecer. Parece clichê, mas você já tentou fazer isso? Todo mundo sabe a importância de enxergar o lado positivo da vida, mas sinceramente raramente conseguimos, não é? E aí nos irritamos com quem vive como Poliana. Mas a vida já é muito difícil pra enxergarmos o lado ruim. Já que o sofrimento é inevitável, a tristeza, as frustrações, porque não tentar fazer algo bom com tudo o que nos acontecer? O que de bom você consegue enxergar em cada coisa que te acontece? Tantas pessoas nos irritam, mas essas pessoas tem muitas coisas boas. Com certeza muitas outras pessoas enxergam coisas boas nessa pessoa que te irrita. Por que você não está enxergando? Essa pessoa que te irrita diz mais sobre você do que sobre ela. Faça esse exercício diariamente, e perceba como a vida se torna mais leve. Minha dor de cabeça até passa quando começo a enxergar o lado bom das pessoas, da vida e de tudo o que me acontece. Eu volto a me inspirar. As coisas voltam a funcionar. Aqui fica claro que milagres não vão surgir, mas você pode construí-los todos os dias. Ou apenas abrir seus olhos pra enxergá-los. Porque eles não vão surgir do nada, de uma forma fantasiosa e romântica como os imaginamos. Simplesmente você abre os olhos e começa a enxergá-los porque eles sempre estiveram ali. Eles estão aqui agora. Você consegue vê los? Existem duas formas de viver a vida. Como se nada fosse um milagre, e como se tudo fosse.

11- Você não é o que te aconteceu. Você não é as suas emoções. Não importa o que aconteceu contigo. Você não precisa se tornar refém da sua história. Não é porque sofreu muito na infância que precisa sofrer pra sempre. Não é porque você decepcionou muito alguém ou errou muito um dia, que você é um ser horrível. Você não é o que te acontece. Não é porque você sente tristeza, que você é uma pessoa triste. Nao é porque você tá sem idéias que você se tornou um péssimo artista. Nao é porque tá sentindo feio hoje que você seja feio. Você não é as suas emoções. Emoções são como nuvens passageiras. Você não é nada disso. Você não é apenas um ser humano, você tem um alma. E você tem acesso apenas a uma pequena porcentagem de quem você é. Mas, se você silenciar, fazer as coisas devagar, respirar mais vezes, escutar, observar, se conectar, vai entender cada vez mais quem você é. Nem as suas escolhas são você. Sao apenas escolhas suas baseadas em emoções momentâneas, em medos, inseguranças, em desejos, em felicidades. Você não é a sua felicidade. Você não é os seus medos, percebe? Então como você pode ser as suas escolhas? Também não. Você esta em construção todos os dias, e vai descobrir cada vez mais coisas novas sobre você. Esteja aberto pra despertar cada dia um pouquinho mais. Você é muito mais do que imagina ser. E um dia você vai saber, vai sentir. Voce é muito menos do que seu ego imagina, e muito mais do que o seu lado humano acredita. Não há nada de errado em como você se sente, ou como qualquer pessoa se sente. Honre seus sentimentos, sinta-os, abrace-os.

12- Não saia contando seus planos. Isso vai te desmotivar a agir. Primeiro realize, depois compartilhe. Quando você investe energia contando seus planos, sobra menos energia pra realizar, pra agir. Reações podem te desmotivar, comentários, criticas. Então guarde a 7 chaves seus planos. E somente depois de realizar, compartilhe. Mas, tome cuidado também ao compartilhar. A maioria das pessoas não torce por você, e nem é por mal. E sim por inseguranças delas. Cada vez que você brilha inspira outras pessoas a brilharem, mas também deixa incomodado as pessoas que não estão afim de crescerem. Pra brilhar, você vai precisar investir em seu crescimento, evolução, autoconhecimento, e não é todo mundo que está disposto. Então você vai incomodar muita gente, até mesmo quem te ama. Acredite. Mas, não desanime. Tá tudo bem. Por isso primeiro execute seus planos. Faça dar certo, e depois você os joga pro mundo. Não invista tanta energia falando. Invista mais energia fazendo.

13- O sentido da vida está na caminhada e não na chegada. É no processo que o melhor da vida acontece. O sentido da vida está em viver. O sentido da vida está na sua família, em seus projetos e na fé que você tem em algo maior. A caminhada é o presente. E o presente sempre parece entediante, né? Parece que nada acontece, mas simplesmente é onde tudo acontece. A chegada é o futuro. E sinceramente ele nunca chega. Porque quando chega, já estamos visualizando um novo futuro. Então viva o presente. Esteja presente em cada momento em que estiver vivendo. Quando você olhar pra trás um dia, vai sentir de coração que a tua vida valeu muito a pena. Nao sofra com o futuro, nem fique tanto tempo preso no passado. O que vai fazer a tua vida valer a pena é se concentrar a cada segundo no presente. Esteja atento ao caminhar, aos detalhes. Quando estiver conversando com alguém, esteja ali realmente. Observe a natureza acontecendo. As pessoas passando. Os outdoors, as músicas, a lua mudando de formato. As folhas que voam com o vento. Os detalhes da vida. O clichê das pequenas coisas.

14- Escute. Esqueça tudo o que você sabe por um momento e apenas ouça. Esteja aberto para o que você ainda não conhece. Ouça. Ignore sua mente analítica, seus julgamentos, esse barulho em sua cabeça. Esteja presente, fique em silêncio, no desconhecido e ouça.

15- Não tente ser a sua melhor versão. Você vai se sentir ansioso e frustrado. Apenas seja você mesmo. As suas vulnerabilidades vão te conectar as pessoas certas, ao trabalho certo, as oportunidades certas. Ao seu destino que não é um lugar, mas uma série de situações e pessoas que precisam acontecer em sua vida. Não tente ser quem você não é. Não force a evolução. Deixe a acontecer devagar, no seu tempo. Não busque ser. Apenas seja. Seja quem você consegue ser a cada segundo. Pode não ser o melhor que você gostaría, mas foi o melhor que você conseguiu naquele momento. Nós não somos quem gostaríamos de ser, somos quem conseguimos ser. E isso ja é uma grande coisa.

16- Quando estiver triste faça algo por outras pessoas A falta de propósito e sentido de vida tem muito a ver com você não estar realizando projetos que beneficiem outras pessoas. Se vincule a algo maior do que você mesmo. Faça algo por alguém, por uma comunidade, um grupo de pessoas. Use seus talentos em prol de outras pessoas que não seja apenas você mesmo. Entrar em um projeto por menor que seja, vai te tirar desse sentimento passageiro que é a tristeza. E se por acaso a tristeza insistir, investigue. Eu fiz uma música sobre a tristeza depois de uns dias tristes. Depois de conversar muito com minha psicóloga e refletir muito sobre, cheguei em algumas conclusões. E sobre a tristeza, o melhor que posso te dizer esta nessa letra de musica que fiz atualmente. O nome da música é “Pra quando tiver triste”.

17- Quando algo quebrar, não jogue fora, tente reconstruir. Estamos vivendo na era do desperdício, quando na verdade a reciclagem, a compostagem é que são o caminho. Aprender a reconstruir, a reaproveitar as coisas é o caminho limpo pra não se deixar sujeira pra trás, prejudicar a natureza e nós mesmos que fazemos parte dela. E com os relacionamentos não é diferente. Não jogue fora quando nada estiver indo bem. As pessoas nos mostram o nosso reflexo. Elas são espelhos pra que possamos nos ver e crescer. Quando queremos afastar alguém, na verdade estamos querendo afastar uma parte nossa, porque sentimos medo da mudança. Mas, você vai se levar junto pra onde for, e qualquer hora vai se esbarrar com seu reflexo novamente, através de outra pessoa. Então consertar, reciclar, reaproveitar, reconstruir é mais sábio. Você amadurece, aprende a lidar. Na era onde tudo é rápido, fast food, notícias, Tinder, tudo está se tornando descartável também, mas todos sabemos que o descartável polui. Vamos entender os sinais, as mensagens, as metáforas, as lições por detrás das metáforas. Tudo o que existe na natureza se refaz, se recompõe. É claro que você não precisa guardar todos os objetos quebrados em sua casa. Quando algo quebra, é bom sim se desfazer porque a energia que tava lá foi limpa. Os objetos quebram pra limpar energias densas. Mas, eu tô falando de relacionamentos com as pessoas. Uma amiga me magoou, eu arrumo outra. É claro que seria insustentável levar pra nossas vidas, para sempre, todas as amizades que fizemos um dia. Cada coisa e pessoa tem sua função em determinado momento de nossas vidas. Mas isso deve acontecer de forma natural, assim como na natureza acontece. Agora quando você descarta alguém por brigas, discussões, diferenças, não foi um processo natural. Foi algo que você não soube lidar. Quebrou e você descartou. Mas, o autoconhecimento, as boas conversas consertam ou pelo menos te ajudam a não deixar quebrar. O tempo conserta mas você precisa ajudar. Minha bisavó me disse que o segredo do relacionamento longo e feliz é consertar. E minha atual psicanalista disse que o segredo é não deixar quebrar. Minha bisavó ainda disse: minha neta querida, no meu tempo quando as coisas quebravam a gente consertava, vocês jogam logo fora. Eu não tô aqui recriminando as pessoas que terminam seus relacionamentos. Existem momentos na vida em que realmente precisamos recalcular a rota e mudar nossos planos. E no fundo nós nunca desistimos. Sempre estamos reconstruindo. Mas o que quero dizer é mais profundo. Antes de deixar quebrar, dê atenção. Mas, se quebrar, tente consertar. Não saia substituindo pessoas antes de investir nelas, porque o tempo vai passar e você vai perceber que apenas substituiu pessoas mas levou os problemas contigo. Porque o padrão está em você e você sempre vai se levar junto.

18- Invista bastante tempo fazendo o que você gosta. Uma vida bem vivida é poder dormir em paz, acordar, e no meio disso fazer o que se gosta Fazer o que se gosta tem muitos benefícios para a saúde. Você vai se manter vivo, se sentindo útil e fazendo a sua parte no mundo. Quando fazemos o que gostamos, as consequências são muito boas. Nos sentimos mais vivos, capazes e inspiramos por onde passamos. Quer contribuir com o mundo? Faça o que você realmente gosta.

19- Não existe certo ou errado, nós inventamos tudo ao longo do caminho. Mas existe um bom senso, é claro. O que eu chamo de meus medos, o que considero impossível, o que chamo de muito difícil, são apenas uma consequência de ver o mundo através da minha mente barulhenta, e posso me perder neste barulho muitas vezes. Cada um enxerga a vida de uma maneira, e existem 8 bilhões de formas de se enxergar tudo o que existe. Ninguém está certo ou errado. Apenas são formas diferentes de enxergar. Nada é obvio. Tudo é relativo, por isso sempre se expresse, sempre escute. Porque o que te parece obvio, pro outro é algo novo. O que você entende por amor é diferente do que o outro entende. E pra tudo o que existe, é assim. Se você narrar um menino nos mínimos detalhes e pedir pra 100 pessoas desenharem, nenhum desenho será igual. E nenhum será o menino que você realmente imaginou. Ao mesmo tempo todos são. Qual está certo? Qual está errado? Essa resposta não existe porque a pergunta está errada. Não existe pergunta sem resposta. E nós só aprendemos a fazer as perguntas certas no processo de terapia e por isso minha próxima dica é…

20- Faça Terapia. Terapia não é coisa pra louco. Pensamento arcaico e quase barroco esse, heim? Fazer terapia é se permitir conhecer se todos os dias. É ressignificar e conhecer a sua história. Despertar partes duas, e cada vez mais se sentir bem com você mesmo, com as outras pessoas e com a vida. Se permita não se tornar refém da sua história e ao invés disso fazer algo bom com ela. Em terapia, o paciente vai se conhecer e conhecer a sua história, mas principalmente, aprende a olhar pra tudo o que aconteceu por um outro ângulo, sob uma nova perspectiva. Quem nos direciona é a percepção que temos sobre as coisas e pessoas, mas na maioria das vezes essa percepção está suja com tanta coisa que não serve mais, então acabamos enxergando nublado, ou até coisa onde não tem. E por isso é importante fazer em terapia essa limpeza, pra que você possa enxergar com novos olhos tudo o que te aconteceu, e assim construir uma nova vida, muitas vezes dentro dessa mesma vida que você já está vivendo. Terapia é um espaço seguro pra que você possa entrar em contato com você mesmo, e se todo mundo pudesse fazer, com certeza o mundo seria muito melhor. Nos relacionaríamos melhor uns com os outros, saberíamos fazer melhores escolhas, e seríamos muito mais felizes com nossas decisões.

21- A vida ocupada demais nos leva a um vazio. Quem se ocupa demais quer fugir de alguma coisa. Quer fugir de ter que lidar com seus monstros internos. Quando você está disposto a encarar as suas sombras, as belezas/ coisas boas estão associadas. Se permita sentir a tristeza, e conheça a alegria. Se permita sentir o fracasso, e conheça o sucesso. Se você continuar fugindo, se ocupando demais, lotando sua agenda, alguma hora seu corpo vai te parar. Você vai dar pane no sistema, porque nós não somos robôs. Somos seres humanos que possuem alma, energia, espírito. Precisamos silenciar, descansar, fazer as coisas com calma, devagar, respirar. A vida ocupada só te distrai do teu verdadeiro destino. A agenda lotada só te distancia do sonhos verdadeiros da tua alma. Você precisa ter tempo pra sentir as coisas, pra observar, pra não fazer nada. Tempo pra ser.

22- Nada é por acaso e tudo tem um sentido. Quando você acredita nisso, a tua vida ganha mais brilho e uma força muito poderosa. Você não se sente sozinho, e sabe que tem algo muito grande por trás de tudo o que acontece. Você se torna mais forte quando acredita que tudo tem um sentido. Você é capaz de qualquer coisa quando acredita que nada que acontece é por acaso. É incrível a força que as coisas parecem ter quando tem que acontecer.

23- Ninguém aqui é vitima, espiritualmente falando. Todos somos responsáveis pelo que estamos vivendo. Muita gente pode não concordar com isso, mas é uma opinião minha de acordo com tudo o que acredito da espiritualidade. Todos estamos aqui em missão. E aqui se faz e aqui se paga. Mas não num sentido ruim, cruel, com ódio. Eu falo no sentido do amor mesmo. Todas as nossas ações e intenções tem consequências. E que bom, porque somente assim podemos aprender, evoluir e avançar. Ter consequências é um ato de amor do Universo, na minha opinião. Senão qual seria o sentido de viver? Se tanto as atitudes boas quanto as ruins não tivessem diferença nenhuma, ou se dessem no mesmo resultado? Não faria sentido algum, certo? Nada do que estamos vivendo é em vão e tudo tem um porque. Tudo acontece perfeitamente da forma que precisa acontecer, pelo bem dos envolvidos. Até mesmo o que nos parece injusto. É muita pretensão nossa julgar o que é justo e o que não é. Como podemos ter certeza? Mas se você tem uma fé, sabe que existe algo maior, e embora não tenhamos acesso ao todo, sabemos que tudo acontece da forma que precisa acontecer pro bem de todos os envolvidos. Só que o bem muitas vezes não é enxergado por nós. Muitas vezes o que aparentemente é horrível pra nós, pode ser uma grande oportunidade de evolução e de acertar as contas pra que possamos avançar em nossa escala evolutiva. As vezes os nossos sonhos são muito menores do que já está predestinado pra nós, mas nós insistimos em lutar contra, em não querer desapegar de algumas coisas, e isso só nos atrasa. Atrasa o nosso contato com o que é pra ser nosso realmente. O destino existe e tá certo porque combinamos algumas coisas antes de vir pra que pudéssemos trazer um propósito pra nossa estadia por aqui. Mas, o caminho que vamos percorrer pra chegar em cada um de nossos destinos, a gente vai determinando com nossas escolhas. Mas, o que precisa ser, não tem jeito, é. Mesmo que demore, por não ajudarmos, uma hora acontece. E aí vai depender de você, se vai doer ou não, por exemplo. Se vai demorar ou não. Mas tá tudo bem. Não se cobre ir mais rápido. Cada um vai no seu tempo. E as coisas uma hora ou outra vão se encaixar. Então quando algo acontecer com você, agradeça, pois tenha certeza que por pior que te pareça ser, é com certeza uma grande oportunidade de evolução. E que provavelmente você pediu antes de vir. Confie, e solte. Deixe acontecer. Deixe fluir. Ninguém aqui é vítima. Somos todos responsáveis por tudo isso que estamos vivendo, mesmo que não te faça sentido hoje. Eu sei que um dia todos vamos nos alinhar e sentir o mesmo. Porque fazemos parte do cosmos, e somos partes de Deus. Tudo está conectado. Somos todos responsáveis todos os dias pelas mudanças que esperamos no mundo. Não se sinta vítima, porque vítimas não tem escolhas e nós temos escolhas todos os dias. E se você não concorda com isso, leia o livro Em busca de sentido de Viktor Frankl e você vai entender que todos os dias nós temos escolhas, independentemente do que nos aconteceu. Nunca se esqueça: você não é o que te acontece. Você é livre.

24- Passe mais tempo com as pessoas que você ama. Você nunca sabe quando será o ultimo dia delas e nem o seu. Essa é a dica mais difícil pra mim porque desde que me mudei pra Minas Gerais, eu tenho estado longe da família, e eu não posso mentir que eu penso nisso todos os dias. Eu fiz minha escolha há um tempo atrás de vir pra ca, me ajudaria com o trabalho e no fundo acabei ficando, porque me adaptei, curti muito a cidade, e meu sonho seria que todas as pessoas que eu mais amo viessem morar aqui. Difícil porque eu não gostaria mais de morar em São Paulo mas muitas das pessoas que eu mais amo estão lá. Então hoje, quando vou pra Sao Paulo, fico mais tempo com eles, e quando eles vem pra cá, ficam pelo menos 15 dias. Meus avós chegaram a ficar mais de um mês. Curtimos eles de um jeito diferente. Quando se mora perto, você faz visitas mais frequentes porém visitas mais curtas. Quando se mora longe, as visitas são mais raras mas quando elas vem, ficam muito mais tempo. São visitas mais longas e conseguimos aproveitar mais tempo juntos, como nunca aproveitei antes de me mudar pra cá. Então tanto morar em Sao Paulo quanto morar em Minas Gerais tem os pontos positivos e negativos. Mas, se eu coloco no papel morar aqui tem mais pontos positivos. Sempre quis morar numa cidade mais tranquila, sabe? E aqui é calmo, pra dirigir, pra viver, os lugares nunca estão lotados. Nunca tem trânsito. Tudo é perto. É uma cidade limpa, pequena, e o ar é tão puro. Temos menos medo de morar aqui. Temos vizinhos que colocam suas cadeiras na porta de casa e ficam conversando, com suas portas abertas. Em São Paulo eu teria medo de fazer isso. Não que eu faça isso aqui, tá? Porque minha mentalidade ainda é um pouco paulista. Mas, essa dica é valiosa mesmo assim, porque sempre que tenho oportunidade, eu reservo tempo pra ficar com quem eu amo. Eu visito todo mundo que eu gosto, e sempre fica um gostinho de quero muito mais. É claro que eu amaria morar perto dessas pessoas que eu amo, mas precisamos fazer escolhas. Mas, de qualquer forma, sempre coloco minha família e amigos como prioridade e arrumo um jeitinho de estar pertinho deles. Então se você mora perto, visite os mais vezes. E se mora longe, arrume um jeitinho de estar perto. Seja como for. Eu sempre fui muito família, caseira. Sempre amei os encontros em família. Sempre amei estar em todos. É claro que as vezes rola uns desconfortos, mas é normal do ser humano. Família é onde a missão é mais forte, então tudo bem se pra você é muito difícil estar perto deles. Eu tenho uma família bem grande, e é muito difícil agradar a todos, então normalmente rola umas confusõezinhas, mas cada vez mais eu tô aprendendo como ser feliz no meio desse caos. Família faz um bem danado quando junta todo mundo. Parece que reabastece as nossas energias. Mas, é maravilhoso também não estar infiltrado demais na família, sabe? Eu vim pra longe e me reconheci quanto ser humano. Eu percebi que vivia de um jeito perto deles, e longe eu era realmente eu. Na verdade são partes minhas, mas esse tempo longe foi muito importante pra eu entender quem eu era, quem eu sou e me reintegrar. E agora todas as vezes que estou com eles, é mais leve. Eu consigo aproveitar o que há de melhor, sabe? Mas foi preciso antes estabelecer alguns limites, com muita dificuldade, tá? E depois de estabelecê-los, percebi um muro gigante que havia criado em volta de mim, e então fui derrubando muro a muro, e entendendo que ninguém é perfeito. Tá todo mundo vivendo suas batalhas, as confusões que acontecem não são sobre você. Cada um tá vivendo suas questões. E foi se tornando cada vez mais fácil me relacionar. Sem muros, mas com pequenos limites, é claro. Sem trazer um climão. É importante guardar as coisas pra você pra que elas deem certo, mas compartilhar com quem se ama é tão prazeiroso. E aí você vai aprendendo, com o tempo e com os acontecimentos, encontrar o meio termo entre os limites e o se abrir. As vezes você vai precisar sim se fechar pra não ter que se fazer mal. Mas, em seguida você se abre pra uma outra coisa, naquele mesmo ambiente, com aquelas mesmas pessoas, e fica tudo bem. Quando você não tem maturidade ainda, acha que estar disponível demais vai atrapalhar a sua vida, então você cria barreira, limites. Mas, quando você entende o que realmente importa e o que vai te fazer feliz, você simplesmente tem prazer de ajudar as pessoas de coração mesmo, e de estar disponível sempre que possível. Voce começa a sentir prazer com isso, porque entende que ser útil, é fazer a diferença nesse mundo. Entende que sair um pouco de você e entrar no Universo do outro pode te fazer um bem danado, e pra todos os envolvidos, é claro. Você não vai mais se sentir perdendo tempo quando tiver fazendo algo pra alguém que não seja você. Isso quando você realmente amadurecer e perceber o que importa, e o que te torna grande. Você vai engrandecer a sua alma quando perceber que o que te faz evoluir e se sentir completo é ajudar os outros. Quando estiver com as pessoas que ama, realmente esteja ali, presente. Preste atenção nelas. Tenha compaixão, empatia. Escute. Traga boas ideias. Crie você mesmo esses bons momentos com essas pessoas. Seja você o elo entre a sua família, entre os seus amigos. Se reúna com quem te faz bem. Vai te fazer um bem danado. E você vai sair inspirado com certeza, mesmo que você saia triste. Algo acontece, percebe? Energia se movendo. É positivo! Antes eu passava mais tempo com quem eu amava. Hoje eu passo muito menos tempo com elas, mas quando estou com elas, o pouco tempo que estou, eu realmente estou, e faço de tudo pra viver tempo de qualidade. Gosto de estar presente ali. Mas, não vou mentir que qualidade de vida também tem a ver com ter pessoas com quem contar, uma vida social. E não apenas morar numa cidade sem trânsito e sem violência. E por isso, tenho feito alguns questionamentos de me mudar pra mais perto das pessoas quem amo, mas pra uma cidade que eu ame. Quero construir a minha vida, o que acredito, e ao mesmo tempo estar perto de quem eu amo. Eu não moraria em São Paulo apenas pensando nas pessoas porque no fundo cada um vai fazendo sua vida, e tudo vai mudando com o tempo. E por eu não curtir mais a cidade. Gosto de visitar, mas não para morar. Então estou procurando uma cidade perto, onde tenha mais ou menos o mesmo estilo de vida que vivo aqui em Uberlândia- Minas Gerais, e que seja bem pertinho de minha família e de quebra, perto da praia. (risos) Recalcule a rota de sua vida sempre que sentir necessidade!

25- Respire fundo mais vezes ao dia. Respirar tem um sentido muito maior do que imaginamos. Respirar é sentir a presença de Deus em nós. A presença da fonte, de algo muito maior, dentro de nós. É sentir que pertencemos a algo grandioso. Ao cosmos. Respirar nos integra a algo maior. Nos alimenta, nos faz descansar. Respirar é um abraço de Deus, dos anjos, do Universo. Quando você respira fundo, as coisas se encaixam, as coisas entram nos trilhos, cada coisa vai pro seu lugar. As suas partes se reorganizam. É muito profundo, uma experiência gratuita e que acontece naturalmente sem que você precise pensar. Agradeça todos os dias pela dádiva que é respirar.

26- Pare de postar tudo o que vive e viva de verdade Uma das maiores causas de depressão é a ausência da vida real, e a presença na rede social que é uma falsa imagem da vida real. Ninguém posta realmente as vulnerabilidades. As redes sociais hoje se tornaram um mercado, e como todos querem ganhar dinheiro com seus negócios, não podem expor as verdades. Mas a verdade é que todos nos vivemos sucessos, fracassos, tristezas e alegrias todos os dias. Nem todo dia estamos tão motivados, mas não podemos parecer desanimados, senão não venderemos o nosso curso motivacional. E isso é só um exemplo. Esteja sim nas redes, compartilhe o que acha que vale a pena. Tá tudo bem. Mas cuidado para não confundir a rede social com a vida real. Porque as duas vidas são muito distantes. Nas redes sociais todo mundo tem coragem, mas aquilo não é um retrato da realidade. Quanto mais online você está nas redes sociais, mais offline você está da sua vida real. Mas não existe felicidade verdadeira se você não está vivendo o presente. Qual a necessidade de querer mostrar tudo o que vive? Nessa de querer mostrar tudo o que faz, ou muito do que se faz, a vida perde a cor, o sabor. Qual foi a ultima vez que você desfrutou de um bom vinho sem precisar postar que estava tomando vinho? A ansiedade é o mal do século porque vivemos em busca de uma vida que nunca vamos conseguir atingir. E agora com os filtros, até mesmo a nossa auto imagem e a imagem do outro se tornou uma fantasia. Não sabemos mais quem somos. Nao queremos mais enxergar quem somos. Assusta ver a vida sem os filtros né? Só assusta porque o filtro existe. Mas antes deles existirem, você lembra como era? Porque queremos nos enganar? O que estamos querendo esconder? Não vamos ser felizes não encarando as nossas próprias feridas. Precisamos querer enxergar, olhar pra realidade, e tentar achar o bonito dentro do real, e não dentro do fantasioso. Se você está tirando a foto, editando, procurando um filtro, postando, vendo comentários, curtidas, enviando o post pro stories, perceba quanto tempo investido numa fantasia. Enquanto a vida real apenas passa por você. Você ainda é jovem. Dá tempo de largar o vício que vai acabar a longo prazo com a sua auto estima. Use com moderação. Tudo em equilíbrio, lembra? O segredo para tudo é o equilíbrio.

27- Tenha sua individualidade. Não deixe um relacionamento destruir seus hobbies, suas paixões, suas amizades. Você pode ter tudo isso e, ainda assim estar num compromisso. Se alguém tivesse me dito isso lá trás, eu não teria entrado em simbiose em alguns relacionamentos em minha vida. E quando digo relacionamentos, não necessariamente estou falando dos amorosos. Mas podemos ser co-dependentes com amigos, com pai, mãe. Precisamos observar, prestarmos atenção. Porque nunca é tarde para perceber. Porém quanto mais tarde, mais difícil sair da situação. Não é que o relacionamento com alguém vai destruir a sua individualidade. O relacionamento em si é apenas um relacionamento. Mas, o que você faz com ele é que diz se você será feliz ou não. Nunca, de maneira alguma abra mão de você. É claro que você precisa ser flexível senão vai terminar sozinho, sem amigos, sem família por perto. Mas, equilíbrio mais uma vez. Não ceda sempre. E não faça sempre como somente você quer. Encontre um meio termo entre ser flexível e fazer o que se gosta e quer. Você pode viver um relacionamento saudável onde faz coisas pelo parceiro, por seu amigo, amiga, mãe, avó, pai, mas também onde possa dizer não, pra que você possa fazer coisas que gosta. Você não precisa estar sempre com essa pessoa. Você pode estar sozinho. Pode sentir prazer fazendo as coisas sozinho. Você não depende de ninguém. A sua mente te diz que você precisa de algo mas você não precisa de nada. É claro que é gostoso fazer as coisas com quem a gente ama, mas não somos dependentes de nada disso. A sua mente te diz que sim, mas tente se lembrar de quando essa pessoa ainda não existia em sua vida. Como você fazia? Com qualquer cenário que escolhermos viver nós vamos nos acostumar, e por isso a importância do autoconhecimento. Pra que a gente aprenda a fazer escolhas alinhadas com quem a gente é. Se você escolher ser flexível sempre, vai acabar se esquecendo de quem é. Mas se não for nunca, vai acabar sozinho. É aquela velha história de encontrar o equilíbrio.

28- De tempos em tempos saia de cena. Vá pra um lugar onde você possa observar a imensidão Troque os óculos e comece a enxergar diferente. Suba um andar, e comece a enxergar por ângulos diferentes. O que existe são diferentes percepções sobre as mesmas coisas. E a percepção você pode mudar. A forma como você enxerga as coisas, as pessoas, o que acontece. Isso define como você vive. Nao é o que te acontece que te define. É a forma como você percebe e significa as coisas. Largue o papel de protagonista de sua vida, só por algum tempo, pra ser o diretor. E como diretor você consegue definir como continuar a desempenhar melhor o seu papel.

29- Comece de onde você está. Use o que você tem. Faca o que você pode. Nessas três frases existe aceitação, gratidão, e criatividade. Com elas você é capaz de construir uma vida de sucesso genuíno. Construir boas relações, bons projetos, uma boa vida. Uma vida, eu diria, de verdade.

30- Enfrente seus medos. O medo é um portal que te torna valente. O medo só existe em sua mente. Quando você ultrapassa eles, se sente empoderado, mais forte, mais capaz. Parece realmente que você vai para outra dimensão. Os nossos medos nos mostram os nossos monstros internos de frente, e aí a gente percebe que eles nem são tão feios quanto imaginava a nossa mente.

31- Você não tem medo da mudança. Você tem medo do que os outros vão pensar Quando você se libertar do medo do que os outros vão pensar, você vai ter mais facilidade pra fazer mudanças, pra aceitá-las e se abrir pra elas. Elas vão acontecer você aceitando ou não. É um processo natural da natureza. Simplesmente acontece. É por isso que é tão importante de tempos em tempos sempre nos fazermos perguntas importantes como: – O que quero pra mim? – Qual o sentido da vida pra mim nesse momento? – Eu gosto do que faço? – Porque eu faço o que eu faço? Porque nós sempre mudamos. Precisamos sempre nos conhecermos, nos reconhecermos. Porque todos os dias mudamos. Tudo o que acontece nos muda um pouquinho todos os dias. E o mesmo com as pessoas a nossa volta. Nos relacionamentos amorosos por exemplo. Nunca podemos dar por vencido. Já estamos juntos, casados então já conquistei. Você precisa regar todos os dias, na medida certa, pra não morrer. E se mudamos todos os dias, você precisa conhecer a pessoa que está com você, todos os dias. Todo dia somos alguém diferente do que ja fomos ontem. E muitas vezes, casais que eram compatíveis se tornam incompatíveis porque não se deram conta das mudanças que foram acontecendo. Quantas vezes a gente nem percebe que a lua muda de formato? Que o dia se tornou noite? A gente se acostuma e deixa de perceber. Isso torna a vida chata. Precisamos entender que não é obvio que a pessoa com quem nos casamos sempre estará lá só porque nos casamos com ela. Nao é porque nos acostumamos com acordar sempre com saúde, que todos os dias acordaremos assim. Precisamos estar atentos as mudanças e apreciarmos cada novo dia, com seus novos sabores, cores, dificuldades e alegrias. Se você deixar de reparar em seu parceiro, um dia ele se tornará um estranho. Mas, se todos os dias você regar, se interessar, observá-lo, as mudanças não afetarão o relacionamento de vocês. Uma coisa é fato: a mudança vai acontecer. Então apenas esteja aberto a elas.

32- Abra espaço em seu armário, de tempos em tempos. Doe o que não serve mais, jogue fora ou recicle, customize, seja criativo. Dê uma revisada em sua vida, de tempos em tempos. Todo mundo sabe que quando se esvazia, abre-se espaço pro novo entrar. Objetos parados significa energia parada, e isso não é nada bom. Estagna os nossos próximos passos, projetos, novos relacionamentos de surgirem, ou mudanças significativas em relacionamentos que já vivemos, em projetos que já temos. A nossa casa é um reflexo de quem somos. E nós somos um reflexo do que é a nossa casa. Cuide da sua energia mas também da energia da sua casa, dos seus objetos, roupas, sapatos, de suas coisas.

33- Dê o primeiro passo. O primeiro passo não vai te levar aonde você deseja estar, mas vai te tirar de onde você está agora. Você só precisa dar o primeiro passo. Depois disso, muitas coisas vão começar a acontecer. Parece que tem mágica no primeiro passo, e realmente tem. Porque quando você está há muito tempo parado, estagnado, e de repente decide dar o primeiro passo, o movimento começa a acontecer. A energia a se mover. E por mais que você não possa enxergar tudo o que acontece assim que você se move, as coisas estão acontecendo simplesmente. E aí você se anima pra dar o segundo passo, o terceiro, e quando menos perceber estará com projetos finalizados, relacionamentos novos começado, e uma disposição diferente daquela de quando você estava estagnado.