fev 22

O que você faria no último dia de sua vida?

Nunca vamos saber quando será o nosso ultimo dia de vida, ou semana, mês, ano, enfim. Exatamente por isso que uma das frases mais famosas e ditas por aí é: “Viva todos os dia como se fosse o ultimo”, porque realmente um dia vai ser. É claro que se vivêssemos todos os dias como se fosse o ultimo, seríamos talvez mais imprudentes, menos medrosos, e não lutaríamos tanto por nossos sonhos. A única coisa que pensaríamos, é nas pessoas que amamos. Passaríamos o maior tempo com elas, até que esse dia chegasse. Mas, a realidade é um pouco diferente. A nossa vida seria uma loucura se vivêssemos todos os dias como se fosse o último. Mas, estou aqui para dizer que essa reflexão te faz despertar.

Não dá pra abandonar a parte chata da vida, as contas a pagar, os trabalhos de todo mês, as tarefas de casa mas, se pensássemos em tudo de mais valioso em nossas vidas, acordaríamos e seríamos mais lúcidos e menos robôs manipulados por regras impostas pela sociedade. Prestaríamos mais atenção ao nosso redor. Atenderíamos uma ligação de um ente querido no meio do expediente, porque não importaria somente a produtividade do dia, e sim a qualidade de vida e o propósito.

Vamos pensar um pouco. O que você faria se soubesse que teria mais alguns poucos dias de vida?

É provável que você queira encontrar as pessoas que você mais ama, e sabemos que são poucas. Contamos nos dedos. E aí eu te pergunto, e me pergunto também: quanto do meu tempo eu tenho dedicado á essas pessoas tão importantes para mim? Eu sei que viver a nossa vida como se fosse o ultimo dia é uma loucura. Nos dedicaríamos apenas as pessoas, e nada ao trabalho e ao lazer que tanto dedicamos normalmente, mas apenas faça essa reflexão. Apenas para se conhecer e enxergar o que realmente importa para você. Dessa forma você conseguirá dividir o seu tempo de uma forma que consiga viver mais para o que importa.

Não custa nada parar alguns segundos para refletir, e dividir melhor o seu tempo entre as coisas que precisam ser feitas, e as que você realmente gosta de fazer e se sente feliz fazendo. Pare pra pensar se o trabalho que você escolheu te distancia das pessoas que você ama, se morar fora te trás qualidade de vida mas ao mesmo tempo, te distância das pessoas que te fazem tão bem. Pare pra pensar se a vida que você esta vivendo, está valendo a pena. Se você tem tempo para se dedicar ao que é mais importante para você. São pequenos questionamentos como esses que podem te trazer muito mais felicidade e contato real com o que mais importa.

Eu percebi que morar longe me fez ter consciência das pessoas que mais importam para mim, e isso me aproximou dessas pessoas. Consigo passar muito mais tempo com elas, porque quando vêm me visitar, não apenas visitam e vão embora. Passam mais tempo comigo do que eu passava quando morava perto. É claro que o longe ao qual me refiro é dentro do Brasil, então nada que uma hora de vôo ou 5 horinhas de carro, não resolvam. Me dedicava tanto aos amigos e percebi que eles vem e vão. Eles existem para nos ensinar muitas coisas sobre nós, e sobre a vida, mas sabemos o quanto a nossa família têm um peso maior, e muitas vezes nos dedicamos tão menos tempo á eles. Eu sei que trabalho é importante, lazer, qualidade de vida, propósito de vida, amigos, diversão, mas observe as suas respostas para a pergunta: o que você faria no ultimo dia de sua vida, e depois disso reorganize a forma como você esta vivendo. Vai valer a pena. A vida é curta demais, pra nos dedicarmos tanto á um trabalho de muito sucesso, ou a conhecer o mundo, ao invés de nos dedicarmos às pessoas que tanto amamos e principalmente a nós mesmos, é claro.

BRUNA PINHEIRO